Formatacão
de Franquias

Estudo de
Franqueabilidade

O estudo de franqueabilidade é um elemento muito importante durante o processo de formatação de franquia. Afinal, é ele que irá nos fornecer as informações necessárias para analisar se o negócio está pronto para ser franqueado e qual o seu potencial dentro do mercado.  Para isso, é feita uma série de estudos e análises para chegarmos a uma conclusão referente a franqueabilidade do seu negócio. 

A primeira coisa que fazemos é uma vasta pesquisa de mercado para entender quem são os concorrentes, como eles operam no mercado, se estão crescendo e a estabilidade dos seus negócios, pois essas informações são bons indicativos para nós. Também buscamos entender se há abertura no mercado para franquias do segmento em que você atua. O estudo também traz a análise SWOT e o modelo Canvas que são indicativos importantes em qualquer modelo de negócio. Além de detalhar toda parte de viabilidade financeira, fazemos um DRE para entender quanto de lucro que essa franquia pode gerar, a porcentagem que ficará com os franqueados e qual pertence aos franqueadores. Com isso, conseguimos analisar se esse negócio é viável e lucrativo ambas as partes.

Também realizamos estudos e análises para entender quais serão os custos de investimento para o franqueado e se o tempo para o retorno financeiro é aceitável de acordo com o que é praticado no mercado atualmente. Nosso estudo analisa todas as atividades e pilares que você precisa ter para franquear. Estudamos a saúde financeira do negócio, capacidade de estruturação, de transferência de know-how, quais as barreiras para repassar esse conhecimento, os diferenciais da empresa, a força da marca e seu potencial no futuro. Também são abordados os pontos críticos, como risco de cópia e patentes.

Por fim, nessa etapa é feita uma análise minuciosa para entender se o negócio está pronto para franquear, se precisa de ajustes e qual seu potencial no mercado.

Documentos
Jurídicos

Alguns documentos são obrigatórios na formatação de uma franquia. Existe uma lei específica que rege as franquias, atualmente a que está em vigor é a n° 13.966. Nela fica estabelecido a necessidade de dois documentos importantíssimos: a Circular de Ofertas e o Contrato de Franquia, que chamamos de documentos jurídicos.  Por isso, nossos documentos são feitos por advogados experientes que vão proporcionar uma segurança na relação entre você e seu franqueado. 

Circular de Oferta

A Circular de Oferta é muito importante e funciona como um livro de regras da franquia. Ela define as obrigações do franqueador, dos franqueados, explica e detalha os investimentos que devem ser feitos no negócio, os valores e as taxas cobradas. Os documentos são sempre são desenvolvidos de acordo com a Lei de Franquia.

Contrato de Franquia

O Contrato de Franquia é usado para selar o acordo entre franqueado e franqueador. Esse contrato é um ponto importante, porque é nele que fazemos valer as regras da franquia e estipulamos as multas e penalidades que serão aplicadas caso algo dê errado nesse processo.

Manual do franqueador

O Manual do Franqueador é muito importante nesse processo, pois ensinará você a ser um franqueador, e também um diferencial no nosso processo de formatação. Ele trará informações importantes sobre o setor, afinal você está entrando no mercado de franquias e precisa conhecer melhor o ramo, saber como ela surgiu, como foi a expansão e como funcionam os termos usados nesse segmento. Essas informações podem ser usadas em conversas com seu franqueado e nas explicações que ele pode precisar sobre como funciona o processo de franqueamento.  

Esse manual também traz para você qual estrutura será necessária no decorrer do crescimento da sua loja, quais funcionários você vai precisar contratar para sua equipe, como consultores de campo e atendentes de franquia. Além disso, vamos te ensinar como se estruturar para crescer de forma sustentável, fazendo com que seu negócio possa fluir da melhor forma possível.  

Manual do franqueado

Os manuais dos franqueados são instrumentos importantíssimos que servem para que você possa ter um treinamento eficaz e para que seu franqueado possa utilizar de forma consultiva sempre que necessário.  

O kit de manuais do franqueado contém o Manual de Seleção, que define qual o perfil do franqueado ideal, quais características ele precisa ter e também um questionário desenvolvido por nós para fazer uma pré-aprovação desses investidores.  

Depois temos o Manual de Implantação, que explica como implantar do zero uma loja, desde a abertura de empresa, passando pela busca de ponto, adaptação do imóvel, compra dos equipamentos e mobília necessários, a realização do controle de estoque quando for necessário, as regularizações legais, a contratação e treinamento da equipe, entre outras etapas até a inauguração da loja. 

No Manual Operacional abordamos o relacionamento do franqueado com cliente e com a franqueadora, a estrutura organizacional do negócio, os cargos, funções, processos operacionais e administrativos, políticas comerciais, rotinas de abertura, fechamento e limpeza, treinamento e recrutamento da equipe, condutas de boas práticas, processos de controle de qualidade, das normas, dos que deve ser mantido em sigilo, da gestão de crise, gestão administrativa, conceito financeiro, administração de capital de giro e controle de entrada e saída.  

Por último, no Manual de Marketing ensinamos como tratar a identidade visual desse negócio.  

O kit é extremamente completo, assim como os manuais, e detalha muito bem todo o procedimento operacional do seu negócio.  

Mapa de território

O Mapa de Território é uma ferramenta importante para a venda da sua franquia. Isso porque ele te dá uma visão prévia e geral dos locais em que as unidades da sua franquia podem ser instaladas.  

Levamos em consideração os dados populacionais, o IDH de cada região e o deslocamento para poder pré-definir possíveis regiões de atuação das futuras unidades franqueadas. Por isso, podemos chegar a um número aproximado de quantos pontos de atuação da sua franquia podem ser abertos no país.  

O mapa também serve de parâmetro inicial para conversas com candidatos que querem saber mais sobre como seria a atuação em suas regiões. Ao oferecer todos esses resultados, essa ferramenta se torna importante para o crescimento sustentável de uma rede de franquias.  

Pronto para levar seu negócio para outro patamar?

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